Segurança e Cidadania

Fonte: UOL
Por Dell Cameron

Novo ransomware, “Bad Rabbit” atinge Rússia e Ucrânia

Um novo ataque de ransomware chamado de “Bad Rabbit” está varrendo a Rússia e a Ucrânia, entre outros países do Leste Europeu, de acordo com várias notícias locais.

Ainda é cedo demais para dizer o alcance do ataque ou todos que foram atingidos até agora, mas uma série de relatos de ataques à infraestrutura e ao transporte ucranianos fizeram soar os alarmes.

A firma de cibersegurança russa Group-IB relata que pelo menos três veículos de imprensa russos foram atacados, contando também “instituições estatais e objetos estratégicos na Ucrânia como vítimas”. A firma contou à Motherboard que um aeroporto em Odessa, o metrô de Kiev e o ministério da Infraestrutura da Ucrânia foram todos afetados por um “novo ciberataque em massa”.

A agência de notícias russa Interfax anunciou no Twitter que estava trabalhando para restaurar seus sistemas depois de os hackers derrubarem seus servidores.

Leia em: http://gizmodo.uol.com.br/ransomware-bad-rabbit-russia-ucrania/

 

“Para evitar o problema, o Tech Tudo orienta que se você entrar em algum site que solicite a atualização do Flash para ver um vídeo ou ter acesso a algum conteúdo, não a faça via pop-ups do próprio site. Você pode descobrir se está utilizando a versão mais recente no próprio site da Adobe e obter o download seguro e original do Flash, caso seja necessário seu uso. Ou seja não instale aplicativos ou plugins se não tiver certeza de que são seguros. Certifique-se de que todos os mecanismos de proteção sejam ativados, conforme recomendado pelos fornecedores de softwares de segurança e atualize os bancos de dados do seu antivírus imediatamente”.