Segurança e Cidadania

Por: Andriei Gutierrez
Coordenador do Movimento Brasil, País Digital

Nós brasileiros abraçamos a digitização de corpo e alma. No jargão da tecnologia, gostamos de ser early adopters: instalar aplicativos, comprar novos dispositivos, testar novas tecnologias. E, lamentavelmente, seguimos sem muito cuidado ou preocupação com os riscos.

Não faz muito tempo que começamos a ter uma preocupação maior com a ativação de senhas nos smartphones. Ação que, aliás, tem sido estimulada por tecnologias adotadas mais recentemente, como a biometria (seja do seu dedão, da sua íris ou de reconhecimento facial – cool, não?). Entretanto, ainda instalamos babás eletrônicas que monitoram nossas casas boa parte do dia e da noite sem sequer questionar se há uma senha de acesso ou se um vizinho ou qualquer um na rede pode também acessar as imagens e os áudios; usamos o nome dos nossos filhos ou datas especiais (nascimento, casamento) como senhas de acesso para serviços importantes, como Facebook, Instagram e conta bancária; quase não nos lembramos de instalar um antivírus ou firewall no smartphone. Quantos pais não dão celulares ou tablets para seus filhos ficarem quietos, sem se importarem com o que os pequenos estão vendo ou fazendo?

Por isso, o movimento Brasil, País Digital decidiu lançar uma campanha educativa sobre Segurança e Cidadania no Mundo Digital.

Temos assistido um avanço nas discussões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a Estratégia de Transformação Digital para o Brasil, o Plano Nacional para Internet das Coisas e uma série de outras medidas pelo governo para criar as balizas da sociedade digital brasileira.

Entendemos que, todavia, é necessário também formar o cidadão digital, proporcionando conhecimento sobre os perigos digitais e os meios de usar a rede de maneira segura e responsável. Afinal, somos nós, os usuários, que fazemos a rede.

Acreditando no potencial da educação e no compartilhamento de conteúdo de qualidade, o Brasil, País Digital lança um espaço de compartilhamento de informações sobre ameaças cibernéticas e dicas de boas práticas de segurança e navegação responsável na rede.

Não deixe de acompanhar no site, na fanpage do Facebook ou através de nosso Twitter.

Bora engajar na educação do #CidadãoDigital ?

#BrasilPaísDigital