Nova forma de pagamento por aproximação está instalada em toda a frota

Nesta quarta-feira, 13, o gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte, Silvestre Ribeiro, e o presidente da Autopass, Rubens Gil Filho, anunciaram o início do novo sistema de pagamento de ônibus por tecnologia de aproximação que permite usar cartão de crédito, débito e pré-pago, smartphones wearables ou diretamente na catraca sem necessidade de digitar senha. Toda a frota do município já passa a contar com a novidade que traz mais comodidade, mais agilidade e aumenta a segurança dentro do ônibus ao reduzir a quantidade de circulação de moeda em espécie.

Com a novidade, Jundiaí acaba de se tornar a primeira cidade da América Latina a oferecer a inovação. No mundo todo, apenas Londres conta com esse sistema (leia mais abaixo). O novo método de pagamento foi implantado pela Autopass, empresa de tecnologia para mobilidade, e conta com parceria da Mastercard e das operadoras municipais.

“Essa é mais uma alternativa de pagamento oferecida aos 110 mil usuários que utilizam o transporte de Jundiaí diariamente. Temos a preocupação de qualificar o sistema e torná-lo acessível, daí a escolha para que a nossa cidade pudesse sair na frente”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado. “A tecnologia aliada à mobilidade urbana é fundamental para o futuro das cidades. É mais conveniência para o cidadão que poderá pagar a passagem com o mesmo cartão que paga suas contas.”, afirma o presidente da Autopass, Rubens Gil Filho.

Como usar o cartão

Para o cidadão que quer ter seu cartão de crédito, débito ou pré-pago, como mais uma opção de pagamento de passagem de ônibus, é necessário checar se já possui a tecnologia contactless, identificado no plástico com um símbolo parecido com o sinal de wi-fi. O cartão com a nova tecnologia deve ser solicitado pelos próprios usuários interessados diretamente com o gerente do banco que opera, em qualquer instituição bancária. A operadora Mastercard é a primeira a oferecer o dispositivo de pagamento contactless que permite o pagamento da passagem de ônibus.

Jundiaí se iguala a Londres

O meio de cobrança com cartão de crédito e débito é usado no sistema de transporte de Londres desde 2012. Estimativas apontam que cerca de 1 milhão de passagens são pagas por este meio todos os dias, o que representa mais de 25% das viagens na capital da Inglaterra. Com isso, a capital da Inglaterra é uma das cidades mais bem avaliadas no quesito transporte público, pois a tecnologia de pagamentos com cartão sem contato torna o sistema mais seguro, simples e inteligente.