Conhecido mundialmente, o Waze tem como principal função a oferta de um serviço portátil de GPS, que traça rotas de trânsito para que seus usuários possam chegar aos seus destinos com qualidade e rapidez. Através do aplicativo, é possível acompanhar em tempo real o fluxo de veículos na cidade, prevenindo e informando a respeito de engarrafamentos ou velocidade em rotas, incidentes, acidentes, desvios, etc.

Simplesmente ao dirigir, o usuário compartilha dados que se traduzem em informações em tempo real sobre o trânsito e as condições das vias. O aplicativo coleta esses dados e os analisa imediatamente para fornecer aos demais usuários a melhor rota para os seus destinos. Além destas informações, o aplicativo utiliza  dados disponibilizados no Facebook, Twitter e contatos dos usuários, como velocidade e localização, para que o aplicativo possa melhorar seu serviço.

Devido a essa ferramenta de alerta, o Waze foi escolhido em diversos países para se tornar um importante aliado da mobilidade urbana, inclusive pelos órgãos públicos. No Brasil, cinco cidades (Porto Alegre, Salvador, Florianópolis, Vitória e Petrópolis) participam de iniciativas semelhantes. Essa ferramenta também tem sido um importante ajudante na redução da emissão de CO2 pelos carros. Em troca dos seus dados, cidadãos recebem serviço de qualidade, um trânsito otimizado e uma cidade mais limpa.