Mais independência e autonomia são proporcionadas pelo OrCam MyEye, dispositivo de inteligência artificial produzido em Israel desenvolvido para pessoas cegas ou com baixa visão.

Dotado de uma câmera montada nas armações dos óculos, conectada a um aparelho que cabe no bolso, o dispositivo reconhece rostos, textos e produtos e retransmite imediatamente a informação no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.

Para reconhecimento de textos, o acionamento é simples: basta apontar um dedo para qualquer produto ou item que tenha números e letras, como livros, revistas, celulares, placas de rua, nome de lojas, folhetos promocionais, cardápio de restaurante, etc. Após este reconhecimento, o dispositivo “lê” o texto e retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário pelo fone de ouvido.

Além disso, o equipamento conta com uma tecnologia avançada de reconhecimento facial, que auxilia o usuário a identificar as pessoas ao seu redor, gerando mais sociabilidade, pois é possível cadastrar até 100 rostos. Neste caso, não é preciso apontar o dedo, pois o reconhecimento é automático: sempre que o usuário passar por uma pessoa cadastrada, o dispositivo informará o nome, revelando quem está à sua frente.

BulletOutros casos na área de Acessibilidade