ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Denunciar agressões é a melhor maneira de acabar com o cyberbullying

Muito se fala há anos sobre cyberbullying, mas ainda não há uma resposta clara sobre a melhor forma de prevenir o problema. A série 13 Reasons Why, o jogo da Baleia Azul e, agora, o lançamento do aplicativo Sarahah mostram como o assunto continua sendo uma preocupação constante entre pais e educadores.

ler mais

Ford inicia pesquisa de entrega de pizza com carros autônomos em parceria com a Domino’s

A Ford iniciou uma parceria inédita na indústria com a Domino’s Pizza, líder mundial em entrega de pizza a domicílio, para entender o papel que os veículos autônomos poderão desempenhar nesse setor. Em caráter inicial, os testes terão como base a cidade de Ann Arbor, próxima a Detroit, nos EUA, para verificar como os clientes vão reagir ao receber sua encomenda por um veículo autônomo.

ler mais

Ministério do Planejamento desenvolve projeto com tecnologia blockchain

O Ministério do Planejamento desenvolveu um projeto piloto bem-sucedido para verificação de documentos e identidades em conjunto com a Microsoft e a ConsenSys, empresa especializada em blockchain (protocolo de segurança que tem como base a descentralização, utilizada nas transações com bitcoins). O aplicativo foi executado pelo uPort, o sistema de identidade da plataforma Ethereum.

ler mais

UFRJ inicia serviço que trata medo de avião com realidade virtual

É raro alguém não conhecer sequer uma pessoa que deixe de visitar parentes distantes ou desista de oportunidades de emprego porque tem medo de viajar de avião. De fato, segundo o laboratório de estresse e sociedade da Universidade de Reims, na França, esse tipo de fobia atinge de 10% a 40% da população mundial de adultos.

ler mais

Pará terá hospital público com tecnologia para prevenir erros médicos por medicação

Com o objetivo de prevenir a incidência de erros por prescrição de medicamentos em instituições públicas de saúde brasileiras, a Wolters Kluwer e a Salux acabam de firmar uma parceria com a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar para incorporar ao seu sistema de prontuário eletrônico do paciente (PEP) da Salux, o Medi-Span®, sistema de suporte à decisão de prescrição de medicamentos da Wolters Kluwer.

ler mais

Realidade virtual ajuda a simular rotinas médicas

O uso da realidade virtual é a nova aliada para o treinamento dos futuros médicos. A startup paulista MedRoom desenvolveu um game que utiliza essa tecnologia para simular um ambiente realista, de forma que o usuário se sinta totalmente imerso na prática da saúde.

ler mais

Big Data transformada em arquitetura em uma parede para IBM

A Synthesis Design + Architecture associou-se à Watson Analytics para projetar uma parede interna para o Watson Experience Center em San Francisco. O projeto, Data Moiré, gerou padrões vertiginosos criados por conjuntos de linhas sobrepostas, a partir do gasto mensal de consumidores com celulares. Big data afetando ambientes construídos.

ler mais

Hackers do Bem criam ferramentas de combate à corrupção

Com o Luppa, aplicativo desenvolvido por jovens hackers, qualquer pessoa pode descobrir, em poucos cliques, quais compras feitas por órgãos públicos têm indícios de superfaturamento – trabalho que toma horas ou até dias dos auditores da Controladoria (CGM) ou do Tribunal de Contas do Município (TCM).

ler mais

Aplicativo criado na USP ajuda alunos a estudar para o vestibular

Dificuldade para reter conteúdo, desmotivação e falta de tempo são preocupações constantes entre os vestibulandos. Para ajudar a resolver esses problemas, alunos do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP criaram o Ducante, aplicativo que quer tornar mais dinâmico o aprendizado nas escolas e cursinhos.

ler mais

Hackers criam aplicativos de combate à corrupção

Quando a administração pública compra um produto ou serviço é muito difícil para o cidadão comum saber se o Executivo pagou o preço justo ou se houve superfaturamento ou desvio de recurso público. Para prevenir a corrupção e o desperdício do dinheiro e melhorar o acesso aos dados públicos é que surgiu o Hack In Sampa, competição entre grupos de hackers.

ler mais

Cientistas criam inteligência artificial para detectar arma biológica

Pesquisadores do Korea Advanced Institute of Science and Technology desenvolveram uma inteligência artificial capaz de identificar a bactéria Bacillus anthracis. Ela é conhecida por causar o antraz, uma doença capaz de matar muito rapidamente, e já foi usada como arma biológica em mais de uma ocasião.

ler mais

Ficção científica em breve será realidade nos carros

Os modelos que se guiam sozinhos, sem ajuda do motorista, vão modificar completamente a relação entre pessoas e automóveis. Em vez de meio de mobilidade, o veículo vai se tornar um assistente pessoal, segundo a Bosch, empresa alemã que é a maior sistemista automotiva do mundo.

ler mais

Cetic.br pesquisa o uso de celular por alunos para a realização de atividades escolares

Pela primeira vez, a utilização de celulares por alunos em atividades escolares foi investigada pela pesquisa TIC Educação 2016, divulgada nesta quinta-feira, 3 de agosto, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O uso desse tipo de dispositivo em atividades escolares foi citado por 52% dos alunos de escolas com turmas de 5º ano, 9º ano, do Ensino Fundamental, e/ou 2º ano, do Ensino Médio, localizadas em áreas urbanas.

ler mais

Inovação digital para CNH entra em vigor a partir de fevereiro de 2018

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) foi aprovada nesta terça-feira (25), em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A CNH Eletrônica é a versão do documento com o mesmo valor jurídico da impressa, mas com vantagens adicionais, oferecendo aos cidadãos mais praticidade, por meio de aplicativo usado em smartphone.

ler mais

Cientistas criam tatuagem eletrônica que consegue gravar dados de pacientes

Cientistas japoneses conseguiram desenvolver um wearable ultrafino que consegue gravar dados através da pele. Em um artigo publicado na revista Nature Nanotechnology, os pesquisadores detalham o sistema que usa uma malha fina feita de um material chamado álcool polivinílico. O mesmo já é usado em lentes de contato e cartilagem artificial.

ler mais

Implantação de serviços digitais pode gerar economia de 97% aos cofres públicos

Experiências nacionais e internacionais sobre simplificação, eficiência, transparência e digitalização de serviços públicos foram apresentadas nesta quinta-feira (6) no X Congresso Consad de Gestão Pública. Com o tema “Quanto custam os trâmites públicos para a sociedade?”, o primeiro painel do dia mostrou resultados de estudos, tendências e estratégias que estão sendo adotadas para modernizar serviços prestados aos cidadãos.

ler mais

Estudo propõe prioridades para desenvolvimento da internet das coisas no país

Cidades inteligentes, saúde e rural devem ser as áreas prioritárias para iniciativas e políticas públicas que visem ao desenvolvimento da internet das coisas no Brasil, conforme definição apontada na segunda etapa do estudo técnico Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil realizado sob a coordenação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

ler mais

No Governo, apenas 32% dos serviços foram 100% digitalizados

Com mais de 100 milhões de brasileiros já conectados à internet, especialmente pelo celular, a demanda pela digitalização dos serviços pressiona o governo a acelerar iniciativas para a oferta de atendimento online. Mas o caminho ainda é longo: só um terço dos serviços públicos estão assim disponíveis.

ler mais

Software desenvolvido em MG contribui no diagnóstico de doenças genéticas

Um software criado por pesquisadores do Laboratório de Genômica Clínica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais (Gene) e com o Hospital Universitário Infantil de Dublin, é a prova de que entender o genoma humano e combinar sua análise à biogenética e à informática pode resultar em grandes benefícios à saúde da população.

ler mais

Aparelho brasileiro portátil faz exames médicos em minutos sem usar seringas

Foi lançada nesta quinta-feira (29/06) uma tecnologia que promete revolucionar – e baratear muito – os exames laboratoriais: o Hilab, da curitibana Hi Technologies. Trata-se de um aparelho portátil, do tamanho de uma base de liquidificador, capaz de ler, em 10 minutos, todas as informações médicas relevantes em um exame biológico – seja de sangue, fezes, urina ou saliva.

ler mais

Aluna com paralisia inspira app que facilita comunicação

Um aplicativo, chamado inicialmente de App Marina, promete facilitar a vida de mais de 470 mil pessoas – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – que têm algum tipo de deficiência motora, como a paralisia cerebral, e têm dificuldade para se comunicar.

ler mais

As 100 cidades mais inteligentes (e conectadas) do Brasil

As capitais São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) foram eleitas as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. É o que mostra o ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems e publicado com exclusividade por EXAME.com.

ler mais

Hospital do Câncer Mãe de Deus vai utilizar Watson for Oncology para tratar pacientes com câncer

Os médicos do Hospital do Câncer Mãe de Deus, em Porto Alegre, contam com mais um “especialista” para auxiliá-los na definição do melhor tratamento para cada paciente. O novo integrante da equipe não é oncologista nem sequer formado em Medicina. Trata-se de um supercomputador que recomenda ao médico, em segundos, as melhores opções terapêuticas para cada caso, com base na análise de um banco de dados com milhões de evidências científicas.

ler mais

A robótica como auxiliar do ensino nas escolas

Segundo o professor Márcio Fessel, além de ser a solução para diversos problemas sociais, a robótica pode fazer a diferença em sala de aula: “Na hora de ensinar algo, podemos inovar e pensar na elaboração de problemas que possam ser resolvidos de forma rápida e prática pelos alunos, sempre propondo desafios…”

ler mais

Plano Nacional de Internet das Coisas lança nova pesquisa

O MCTIC lançou uma nova consulta para subsidiar o Plano Nacional de Internet das Coisas, em construção pelo governo federal. As contribuições serão usadas na elaboração de um mapa de empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) que ofertam tecnologias, produtos, serviços e soluções de IoT no Brasil. O prazo para participar da pesquisa é até o dia 16 de junho.

ler mais

Rio de Janeiro terá primeiro laboratório brasileiro de cidades inteligentes

Em uma iniciativa inovadora, será criado, no Rio de Janeiro, o primeiro laboratório brasileiro para pesquisas, testes e certificação de tecnologias a serem aplicadas nas chamadas cidades inteligentes. O projeto será desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Inmetro, que firmaram acordo de cooperação técnica.

ler mais

Jovem mexicano cria sutiã que detecta tumor na mama

Julián Rios, de apenas 18 anos, e mais três colegas idealizaram um sutiã com mais de 200 sensores que monitoram a temperatura, cor e textura das mamas de uma mulher. Higia Technologies, a empresa responsável pelo projeto, busca, por meio do uso do sutiã, melhorar a qualidade de vida das mulheres a partir do diagnóstico antecipado da presença de um possível tumor.

ler mais

Brasil está em 8ª lugar no ranking mundial de Dados Abertos

O Brasil subiu quatro posições no ranking mundial de Dados Abertos e agora ocupa a oitava colocação entre os países analisados pela Open Knowledge International. As ações do governo brasileiro também colocam o País como líder na abertura de dados na América Latina. A Política Brasileira de Dados Abertos é uma das ações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para transformar digitalmente o governo brasileiro.

ler mais

Lançado ao espaço satélite brasileiro que será usado para comunicações e defesa

Foi lançado ao espaço o primeiro satélite geoestacionário brasileiro para defesa e comunicações estratégicas. O lançamento, feito do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, foi acompanhado no Brasil pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Defesa, Raul Jungmann, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na sede do VI Comando Aéreo Regional, em Brasília.

ler mais

Cinco tecnologias que vão transformar estradas em rodovias inteligentes

Aos poucos as estradas e rodovias brasileiras começam a se tornar mais inteligentes. Seja por meio de tecnologia própria ou importando aprimoramentos que já estão em operação nas estradas estrangeiras, principalmente americanas e europeias, as já famosas “smart highways”, muito mais sustentáveis, intuitivas e, principalmente, seguras fazem a vida do motorista muito mais fácil.

ler mais

Empresa de Internet das Coisas cuida da qualidade das comidas

As novas soluções desenvolvidas pela empresa Nexxto se basearam em IoT. “A tecnologia possibilita 100% de visibilidade em tempo real da temperatura e umidade de estufas, geladeiras, freezers, balcões refrigerados, câmaras frias e centros de distribuição. Os sensores identificam de forma preventiva falhas nos equipamentos, permitindo aos clientes saber, em tempo real e por meio de aplicativo no celular, relatórios e alarmes por e-mail e SMS, quando algum problema ocorre com a operação, evitando quebras de equipamentos, perdas de mercadorias e atendimento eficiente às normas e controles exigidos pela Vigilância Sanitária”, afirma Rossini.

ler mais

Cidade inteligente: Cotia vai investir na modernização dos serviços públicos

Uma cidade inteligente combina novas tecnologias de informação e comunicação, planejamento, recursos públicos e participação popular para a implementação e gestão de serviços que tragam benefícios à população em diferentes setores: educação, saúde, economia, segurança pública, saneamento, transporte, meio ambiente, entre outros.

ler mais

Lei que organiza base de dados das pessoas vai à sanção presidencial

A Justiça Eleitoral organizará uma base de dados nacional com informações de identificação de todos os cidadãos, para uso de todos os órgãos governamentais. A Identificação Civil Nacional (ICN) reunirá todas as informações de identificação do cidadão, como o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor. A nova base dados será gerida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garantirá o acesso à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo. A integração da ICN ocorrerá ainda com os registros biométricos das polícias Federal e Civil.

ler mais

Com mais 600 km de fibras, Exército começa segunda fase do Amazônia Conectada

O Exército começa até o fim deste abril a segunda etapa do projeto Amazônia Conectada, empreitada que tem como meta lançar quase 8 mil km de fibras ópticas para interligar 52 municípios da região com fibras ópticas implantadas no leito dos rios amazônicos. A expectativa é de que em 24/4 comecem a ser lançados cabos subfluviais entre Manaus e Coari, em fase que também pretende ligar a capital do Amazonas à Novo Airão.

ler mais

‘Cidade Inteligente’ começa a ser implantado em Campina Grande

Com o objetivo de tornar os serviços públicos mais acessíveis por meio da tecnologia, Campina Grande inciou a implantação do projeto ‘Cidade Inteligente’, após ser uma das seis cidades selecionadas em todo o Brasil pelo Sebrae Nacional para se tornar a chamada ‘Smart Cities’. Na prática, órgãos públicos e privados, junto com a gestão municipal, vão adotar medidas para que a população tenha mais acesso à saúde, educação e outros através de equipamentos tecnológicos.

ler mais

Sensores deixam ruas amigáveis para idosos e pessoas com deficiência

Em Curitiba (PR), um sistema instalado em 39 cruzamentos, todos próximos a hospitais ou a lugares com maior circulação de idosos, aumenta o intervalo de travessia de pedestres no semáforo a partir da leitura do cartão de transporte que dá isenção da passagem de ônibus para pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos.

ler mais

Negócios Em parceria com H&M, Google lança projeto de moda baseado em tecnologia

Dizem que são as coisas que fazemos ou os lugares que visitamos que realmente indicam a nossa personalidade. Com essa filosofia, o Google criou um aplicativo capaz de criar o design dos vestidos com base nas atividades e nas informações particulares de cada pessoa. A gigante de tecnologia uniu-se ao conglomerado fashion H&M para desenvolver o projeto.

ler mais

Sistema irá agilizar tramitação de portarias interministeriais

O governo federal vai começar a se valer do sistema eletrônico de informações (SEI) para agilizar a tramitação de portarias interministeriais. A ideia é que os documentos possam ser analisados simultaneamente por diferentes pastas, ganhando tempo quando for necessária a assinatura de mais de um ministro na mesma Portaria.

ler mais

Idoso bem cuidado

Rede médica virtual facilitará atendimento a idosos na rede privada APM é parceira na iniciativa da ANS que racionaliza os gastos e otimiza o tratamento de pacientes por meio da unificação dos dados em uma plataforma digital, com nível de segurança da informação... ler mais

Por meio de biometria, TSE registra 15,6 mil fraudes em títulos de eleitor

A Justiça Eleitoral identificou mais de 15,6 mil fraudes entre as eleições de 2014 e 2016, por meio do cruzamento de informações biométricas. São eleitores que foram a diferentes cartórios, se passaram por outras pessoas e conseguiram emitir mais de um título, o que é ilegal. Eles foram identificados por meio das digitais.

ler mais

Taxigov, o ‘Uber’ do governo, chega ao MCTIC

Servidores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações serão os novos usuários da ferramenta de transporte criada pelo governo federal. Semelhante a apps como Uber, 99Táxis, o app é uma tentativa de otimizar os deslocamentos em Brasília e tem como meta uma redução de 60% no gasto anual.

ler mais

Campanha Brasil, País Digital será ampliada em 2017

Iniciativa debate a importância do uso inteligente dos dados para a cidadania e o desenvolvimento social e econômico Lançada pela ABES em maio de 2016, a campanha Brasil, País Digital tem ganhado visibilidade junto à sociedade e órgãos públicos. Primeiro, com a... ler mais

Gartner aponta 10 megatendências em Analytics

O Gartner aponta que, conforme o mundo digital se torna mais complexo, as equipes de liderança tornam-se cada vez mais dependentes do Analytics e indica 10 megatendências para ajudar as companhias na orientação de ações e tomada de decisões.

ler mais

Chip de passaporte brasileiro recebe certificação internacional

O chip de passaporte CTC21001 recebeu a certificação internacional de segurança Common Criteria, fundamental para a produção e comercialização. O produto, desenvolvido pela Ceitec S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), poderá ser inserido na capa do passaporte eletrônico brasileiro.

ler mais

Austrália planeja trocar passaporte por reconhecimento facial

O governo da Austrália quer substituir os passaportes por sistemas de identificação biométrica nos aeroportos – e quer isso rapidamente. A meta é que até 2020 pelo menos 90% dos passageiros sejam identificados por reconhecimento facial, ou por outros dados biométricos como digitais e íris.

ler mais

Governo federal terá ‘poupatempo’ digital

O governo vai oferecer todos os serviços públicos em uma plataforma online. Numa única plataforma online, o cidadão poderá encontrar todos os serviços do governo federal, uma espécie de Poupatempo digital.

ler mais

Lavô em casa

Será lançado em Brasília, no próximo dia 30, um aplicativo que trará ainda mais comodidade ao brasiliense, o Lavô. Destinado a realização de lavagens 100% ecológicas em automóveis (carros, camionetes e pick-ups), a plataforma funcionará de forma semelhante ao Uber.

ler mais

Governo Federal institui Plataforma de Cidadania Digital

O governo federal instituiu a Plataforma de Cidadania Digital com a publicação, no Diário Oficial da União (DOU), do Decreto nº 8.936. O objetivo da norma é ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis.

ler mais

Rede RUTE massifica uso da videoconferência na saúde

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) conecta hospitais universitários, de ensino, faculdades e instituições de saúde, através da rede avançada de ensino e pesquisa do Brasil, a RNP, apoiando o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais na saúde.

ler mais

Vivo quer 30% dos atendimentos feitos por sistema automatizado no Facebook

O bot do Messenger da Vivo se chama Vivi e irá interagir com consumidores graças a sua inteligência artificial. Segundo a empresa, será possível esclarecer dúvidas sobre planos e promoções, pedir serviços como 2ª via de conta, débito automático, consumo e saldo de dados, configuração de aparelhos e recarga.

ler mais

Empresas trocam senhas por ‘selfies’

Empresas e agências do governo — que vão do serviço de táxi via aplicativo Uber Technologies Inc. e a gigante dos cartões de crédito MasterCard Inc. até a Receita Estadual do Alabama — estão pedindo às pessoas que tirem selfies em seus smartphones como prova de identidade.

ler mais

Saúde entra na era da indústria 4.0

Tecnologia na saúde: automação industrial gera novos processos que aprimoram a logística dos laboratórios de análises clínicas e garantem resultados mais precisos.

ler mais

Brasil, País Digital

Com o objetivo de apresentar as vantagens que o uso e o compartilhamento de dados proporcionam para a sociedade brasileira, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), por meio de seu Comitê Regulatório, desenvolveu o site Brasil, País Digital.

ler mais

Economia do compartilhamento incentiva confiança

É possível ter mais confiança num total desconhecido que num colega de trabalho? Estudo realizado pela New York University Stern (NYU) e pela BlaBlaCar, plataforma de viagens compartilhadas de longa distância, aponta que sim.

ler mais

Brasileiros criam pulseira que substitui cartão de crédito

Se o cartão de crédito veio ao mundo para extinguir a necessidade das pessoas de deixarem suas casas levando dinheiro em espécie na carteira, agora uma empresa brasileira quer facilitar ainda mais as transações dos usuários substituindo os cartões de crédito por pulseiras tecnológicas capazes de realizar pagamentos em qualquer estabelecimento.

ler mais

PNAD 2014 mostra que quase 40% dos domicílios já têm TV Digital

Mesmo antes do calendário de desligamento dos sinais analógicos – que começou no ano passado – razoável proporção dos lares brasileiros já estava pronta para a TV Digital. Nas contas do IBGE, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, a cobertura da televisão aberta digital já chegava a 39,8% das residências em 2014.

ler mais

IBGE: acesso à Internet pelo celular dispara 155% no Brasil

Os aparelhos celulares são a forma mais comum de os brasileiros acessarem a internet. Segundo o IBGE, entre 2013 e 2014 o uso de equipamentos eletrônicos que não computadores para se conectar disparou 155,6% – de 4,2% para 10,5% dos lares. Nesse período, o percentual de acesso por microcomputador recuou de 88,4% para 76,6%, enquanto a proporção dos domicílios que acessavam a internet por celular saltou de 53,6% para 80,4%.

ler mais

Banks Are Using Biometrics to Detect Scammers

“Each heart rate is unique,” says Barnabas Szilagyi, a principal at Capco, a company that helps large banks identify security threats and comply with “know your customer” laws. “The new tech can sense what’s in your veins, your blood pressure and body heat, and identify with great accuracy who you are.”

ler mais