Projeto “Meu voto”Em parceria com o jornal O Globo, o projeto “Meu voto” disponibilizou um espaço para consulta que ajudará o eleitor a decidir a escolha de prefeito nas eleições municipais deste ano. Com o propósito de tornar a política brasileira mais transparente e próxima do cidadão, a ferramenta funciona a partir do registro oficial dos programas de governo no Tribunal Superior Federal, possibilitando ao internauta acessar de qualquer dispositivo os dados dos candidatos nos 15 maiores colégios eleitorais do país.

A plataforma traz três ferramentas interativas: a primeira é o comparativo de propostas, onde o eleitor pode selecionar dois ou três candidatos e compará-las por 19 temas de interesse, tais como educação, saúde, mobilidade urbana, infraestrutura, trabalho & renda, entre outros. A segunda seria o teste cego, no qual o usuário pode avaliar as propostas sem saber qual candidato a efetuou, de modo a criar um “match” entre eleitor e candidato, tal como se fosse um “Tinder político”, em referência ao famoso aplicativo de relacionamentos. O terceiro recurso é a “memória do candidato”, um jogo interativo que permite ao eleitor descobrir fatos pessoais, políticos e profissionais dos candidatos.

Em 2014, a plataforma esteve disponível na eleição presidencial com o nome Projeto Brasil. Naquele ano, mais de 150 mil usuários acessaram o site e usaram as informações para escolher o voto. Nessas eleições, espera-se que 300 mil pessoas utilizem a ferramenta.

BulletOutros casos na área de Eleições