Existente em 20 cidades brasileiras, o aplicativo Cidadera permite aos usuários denunciarem os mais diversos problemas da cidade, tais como poluição sonora, atrasos nos transportes públicos, buracos, entre outros. A plataforma também oferece a oportunidade das pessoas apoiarem as reclamações dos usuários e ainda divulgá-las nas mídias sociais.

Para utilizar o serviço, o cidadão necessita criar um cadastro, que pode ser realizado através de sua conta do Facebook ou e-mail, e informar a sua localização. Em seguida, o usuário será redirecionado para o menu com de opções, como acessibilidade, água e esgoto, alagamento, árvores, buracos, educação, energia, iluminação, lixo, obra pública, pedestre, poluição do ar, sonora e visual, queimada, transporte, entre outros.

Ao escolher uma das alternativas, o indivíduo será capaz de informar o problema ocorrido, assim como enviar uma ou mais fotos da galeria do aparelho ou tirar fotos na hora com a câmera do seu dispositivo móvel. Por fim, ele será capaz de compartilhar sua reclamação nas mídias sociais e acompanhar o índice de sua reclamação.

Além disso, você pode ver, compartilhar nas redes sociais e apoiar as queixas das pessoas no mapa do aplicativo. Nesta opção, o usuário pode ajudar a aumentar o índice de “protestômetro” (termo utilizado no programa), para expandir a visibilidade do problema.

BulletOutros casos na área de Transparência e Participação Popular

Compartilhe